quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mobilidade Corporativa

O incrível avanço que estamos presenciando dos smartphones e tablets, aliado à melhoria da infraestrutura de comunicações, trouxe novos usuários ao mundo digital, inicialmente com aplicativos pessoais como redes sociais, e-mails, agenda, entre outros.
A “bola da vez” agora são as aplicações corporativas, pois os usuários estão com o dispositivo nas mãos e já preparados para usá-las. A demanda por aplicações que viabilize maior agilidade e interatividade com os processos das empresa é real e atual.
O equívoco que pode ocorrer aqui é a utilização da metodologia convencional de desenvolvimento de aplicações corporativas que produzem menus, telas e relatórios, sem nenhuma conexão explícita com os processos da empresa.

O usuário móvel necessita interagir pontualmente e de forma ágil com a empresa, o que inviabiliza a metodologia convencional de desenvolvimento de sistemas, por focar em tarefas sem privilegiar o controle e o dinamismo dos processos.

 
E onde entra a visão de processos?

É a definição explícita dos processos da empresa que auxiliará na identificação de etapas que podem ser executadas pelos usuários móveis e que podem ser transferidas aos seus dispositivos.

A visão de processos é, então, fundamental para que as aplicações corporativas tenham êxito na tarefa de dar velocidade à comunicação entre a empresa e os usuários móveis.

A boa noticia é que muitas ferramentas de Busines Process Management System (BPMS) e Workflow  já oferecem, além da capacidade natural de mapear explicitamente os processos, a capacidade de executá-los em dispositivos móveis.

Dessa forma, uma vez identificadas as etapas que ficarão a cargo dos usuários móveis, a ferramenta as transfere automaticamente para que possam ser executadas em seus dispositivos. É o perfeito casamento da Gestão por Processos com a Mobilidade Corporativa.

Mas, sem exageros, não estamos dizendo que é necessário ter 100% dos processos mapeados para iniciar o uso de aplicações móveis corporativas. É sempre bom temperar tudo isso com bom senso.

Agora, mesmo se você não utiliza uma ferramenta como essa e pretende ter uma aplicação corporativa em dispositivos móveis, não deixe a visão de processos de lado e parta para um desenvolvimento específico buscando definir com exatidão as tarefas a serem executadas pelos usuários em trânsito, pois eles não terão paciência para utilizar aplicações genéricas que não estejam 100% aderentes às suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário