terça-feira, 22 de setembro de 2009

Governança de TI

A governança de TI está fazendo parte do dia dos usuários setoriais ou departamentais e dos profissionais de TI de forma rápida e necessária, para concluir diferenciais de negócios e competir com o mercado atual e moderno.

Clientes questionam como a TI está garantida, em aspectos não somente de backup mais e nem de visibilidade das informações somente, mas em aspectos de segurança, em tipos de modelos de disponibilidade e testes dos planos de recuperação e desastre, de forma a fazer parte de seus 'check lists' de verificação e validação para todos os potenciais fechamentos de negócios.

Os investimentos de TI estão mais voltados para a grande governança corporativa, fazendo com que em 2010 os investimentos em TI estejam em aplicações e infraestrutura mais robustas e com ROI determinado, suportados dentro de planejamentos estratégicos racionais e realistas, com foco em alinhamento aos negócios (com riscos totalmente mitigados).

O modelo de gerenciamento de TI está mudando. E a TI terá e está tendo papel mais e mais importante dentro das empresas, mas não para suporte apenas e sim como diferencial de competitividade nos negócios.

Nós estamos usando melhores praticas de ITIL v2 e nos vem apresentando resultados significativos, com maiores garantias de qualidades dos 'delivery' e controles gerais por gestões de ITIL.

Esses investimentos em TI continuarão ... o ITIL tbm., e o modelo de TI estará sendo mais dinâmico e as tomadas de decisões mais rápidas com a TI mais transparente, clara e objetiva, perto da área comercial, perto dos fechamentos de negócios com os clientes.

TI alinhada ao negócio está sendo permitida nas empresas pelo uso e aceitação das melhores praticas de ITIL. Vemos como diferencial estarmos com ISO, PMI e agora ITIL, no pacote da governança de TI moderna.

"Capacidade organizacional de controlar a formulação da estratégia de TI e guiar a mesma na direção da adequada com o propósito de gerar vantagens competitivas para a corporação" (THE MINISTRY OF INTERNATIONAL TRADE AND INDUSTRY, 2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário