O líder é aquele que representa sua equipe, transmitindo aos superiores as idéias, preocupações, problemas e sugestões; repassando informações, que os ajudem a planejar, organizar, direcionar e administrar toda a empresa e sua área.
Quando você estiver gerenciando pessoas que ainda não conhece, procure conversar com elas, ouça, observe o que fazem e quais são suas preocupações.
Um líder tem várias atividades importantes, por isso é preciso administrar bem seu tempo para não se perder na agitação do dia-a-dia.
Dicas:
- Leia e-mails em 3 tempos no dia; pela manhã, proximoa ao almoço antes ou depois e ao final do dia.
- Jogue fora o que não for mais util, de mensagens em celulares, outlook a papéis.
- Crie pastas de arquivos na maquina, na rede e no outlook sempre com algum significado, evitando outros/diversos ser criado.
- Identifique as suas atividades e use o recurso de tarefas do outlook, compartilhe-as.
- Controle seu tempo ao telefone, pode estar sendo monitorado.
- Use assinatura de e-maio padrão da empresa para novos e reenvios de correios eletronicos.
- Priorize, primeiro ler e-mail, depois em seguida ligue para quem tem que ligar, depois entre no esquema da escrita e pos ultimo, ante de almoçar reuna-se com pessoas para falar pessoalmente.
- Uso a agenda corporativa de sua empresa e sua agenda no outlook, com alertas ativados de compromissos.
- Monte planos para a semana.
- Explique para seus subordinados o que deseja, desenhando, esboçando, não somente falando, rabisque, exemplifique a ideia e solicitação mostrando o resultado esperado.
- Quando planejar algo, pense: planejamento é para orientar, planos se propoem a produzir algo, não deve ficar em excel ou MS Project para um dia ser lido.
- Use todos os recursos de TI para ajudar no progresso de sua equipe.
Se administrássemos bem nosso tempo não reclamaríamos de sua falta. Muitos de nós não controlam o tempo; é o tempo que nos controla, já que muitas vezes coisas, sem pensar sobre como nossas horas são gastas.
Se planejarmos nosso tempo de modo a nos concentrarmos nas atividades que se relacionam com nossas metas e deixarmos de lado as atividades MENOS IMPORTANTES, com certeza atingiremos nossos objetivos.
Dê a seus colaboradores, como líder, a forma de classificar as ativiaddes de forma DESAJAVEL, IMPORTANTE e URGENTE!
Isso ajudará, no tempo deles, a adminstrar seu tempo com eficácia!
"Autodesenvolvimento: como se Tornar um Líder Eficaz" - SEBRAE - Tema Administração do Tempo.
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