terça-feira, 25 de agosto de 2009

Gerenciar Pessoas Administrando seu Tempo com Eficácia

O líder precisa ter uma perspectiva de visão global, onde ele perceba a organização com um todo, mostrando como sua equipe se integra à empresa, e a importância de cada trabalho para os resultados gerais.

O líder é aquele que representa sua equipe, transmitindo aos superiores as idéias, preocupações, problemas e sugestões; repassando informações, que os ajudem a planejar, organizar, direcionar e administrar toda a empresa e sua área.

Quando você estiver gerenciando pessoas que ainda não conhece, procure conversar com elas, ouça, observe o que fazem e quais são suas preocupações.

Um líder tem várias atividades importantes, por isso é preciso administrar bem seu tempo para não se perder na agitação do dia-a-dia.

Dicas:

  1. Leia e-mails em 3 tempos no dia; pela manhã, proximoa ao almoço antes ou depois e ao final do dia.
  2. Jogue fora o que não for mais util, de mensagens em celulares, outlook a papéis.
  3. Crie pastas de arquivos na maquina, na rede e no outlook sempre com algum significado, evitando outros/diversos ser criado.
  4. Identifique as suas atividades e use o recurso de tarefas do outlook, compartilhe-as.
  5. Controle seu tempo ao telefone, pode estar sendo monitorado.
  6. Use assinatura de e-maio padrão da empresa para novos e reenvios de correios eletronicos.
  7. Priorize, primeiro ler e-mail, depois em seguida ligue para quem tem que ligar, depois entre no esquema da escrita e pos ultimo, ante de almoçar reuna-se com pessoas para falar pessoalmente.
  8. Uso a agenda corporativa de sua empresa e sua agenda no outlook, com alertas ativados de compromissos.
  9. Monte planos para a semana.
  10. Explique para seus subordinados o que deseja, desenhando, esboçando, não somente falando, rabisque, exemplifique a ideia e solicitação mostrando o resultado esperado.
  11. Quando planejar algo, pense: planejamento é para orientar, planos se propoem a produzir algo, não deve ficar em excel ou MS Project para um dia ser lido.
  12. Use todos os recursos de TI para ajudar no progresso de sua equipe.

Se administrássemos bem nosso tempo não reclamaríamos de sua falta. Muitos de nós não controlam o tempo; é o tempo que nos controla, já que muitas vezes coisas, sem pensar sobre como nossas horas são gastas.

Se planejarmos nosso tempo de modo a nos concentrarmos nas atividades que se relacionam com nossas metas e deixarmos de lado as atividades MENOS IMPORTANTES, com certeza atingiremos nossos objetivos.

Dê a seus colaboradores, como líder, a forma de classificar as ativiaddes de forma DESAJAVEL, IMPORTANTE e URGENTE!

Isso ajudará, no tempo deles, a adminstrar seu tempo com eficácia!

"Autodesenvolvimento: como se Tornar um Líder Eficaz" - SEBRAE - Tema Administração do Tempo.

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